• Raquel Magalhães

Ghee

Para o Ayurveda, as noites de lua cheia são especiais para o preparo de Ghee, a manteiga clarificada, conhecida como ouro líquido. Neste período potencializa as qualidades nutritivas, com a mais alta essência da vida, tornando-o um verdadeiro “superalimento”.

Ghee é conhecido como ouro líquido no Ayurveda. Incrementa nosso agni (fogo digestivo), purifica o corpo, limpa as toxinas emocionais negativas e promove a positividade, sendo considerado um dos alimentos mais sátvicos e geradores de energia, promovendo positividade e expansão da consciência. Vem do sânscrito e significa “aspersão”. É essencialmente uma forma de manteiga clarificada. É uma gordura versátil e pode ser usada no lugar da manteiga ou outras gorduras e óleos de maneiras culinárias e não culinárias: como refogados, em receitas sem laticínios, em pipocas, waffles, legumes, carnes, arroz, entre outros. Também pode usar na pele em vez de loção ou óleos de massagem para manter a pele e as articulações macias, hidratar os lábios em vez de protetor labial ou usar nas cutículas para manter as unhas saudáveis.


INGREDIENTES:


600g de manteiga sem sal (de preferência orgânica, sem aromatizantes e corantes. Verifique sempre o rótulo).

Panela de aço inox com fundo grosso Peneira de aço bem fina ou um pano de voil novo. Um recipiente de vidro com tampa


MODO DE PREPARO:


Despeje a manteiga na panela. Aqueça até à fervura e abaixe o fogo, que deve ser mantido sempre baixo até o final do preparo. A manteiga começará a produzir espuma (não a remova pois será absorvida pela manteiga e ouvirá o som de estalo da umidade e do líquido sendo evaporados). Depois de cerca de 1 hora (o tempo dependerá de quanta água e impurezas que a sua manteiga tenha) não haverá mais espuma sobre o óleo. A sua manteiga ghee estará pronta quando a gordura da manteiga dourada e caramelizada fica no fundo da panela e a parte superior do ghee clara, dourada e translúcida, com aroma semelhante ao de pipoca. Deixe esfriar um pouco e despeje esse óleo pela peneira de aço ou o pano de voil e guarde nos vidros bem vedados. Conserve fora da geladeira por até 3 meses.


IMPORTANTE:


Os sólidos do leite são removidos do ghee durante o processo de clarificação, para que a maioria das pessoas intolerantes à lactose não tenha problemas com a sua ingestão. Mas sua extração nunca é 100%. Então, caso seja intolerante, consulte seu médico. Para os veganos: verificar que o produto “ghee vegano”, comumente feito com óleo de palma, em muitas versões possuem aromas de manteiga e não possuem as mesmas características nutricionais e de benefícios do Ghee do Ayurveda.


Boa receita ;)




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo