• Raquel Magalhães

CREME DE CHANTILLY PERFUMADO... COM CHÁ

Atualizado: Mai 12


Já pensou em utilizar o chá como ingrediente no preparo de receitas? Não?? Não sabe o que está perdendo rsrs. O chá pode ser infusionado em diversos líquidos, como água, leite, azeite, álcool e, como nessa receita, no creme de leite fresco. Imagine as inúmeras possibilidades de aromas e sabores que você tem a descobrir e explorar?


Para essa receita utilizei o blend da Tea Shop Brasil de Chá Pu Erh com maçã, alfarroba e pedaços de morango. O resultado é sensacional! Uma receita leve, delicada e perfumada. Que você pode utilizar para acompanhar chá, café, bolos, brownies, waffles, panquecas, sorvetes...


Vamos a receita :)


INGREDIENTES:

- 2 xícaras de chá de creme de leite fresco

- 4 colheres de chá do chá de sua preferência. Eu usei o Chá Pu Erh Strawberry Cream para a receita da foto acima


MODO DE PREPARO:


- Coloque o creme de leite fresco em uma panela pequena. Acrescente o chá em um infusor e coloque na panela junto com o creme de leite e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, cubra com um pano de prato e deixe em infusão por 5 minutos (não tampe a panela pois o vapor vai condensar e formar gotas de água que pingarão no creme de leite e, depois, você não vai conseguir atingir o ponto de chantilly). Também não é aconselhável colocar o chá direto no creme de leite, sem o uso do infusor. Dependendo do chá ou infusão que escolher, mesmo que coe, pode ficar algum ingrediente do seu chá ou blend, que também dificultará o ponto do creme.


- Deixe esfriar completamente, tampe e coloque na geladeira (com o infusor dentro). Espere esfriar completamente (eu deixei duas horas). Retire o infusor e bata na batedeira. Inicie em velocidade baixa para o líquido não espirrar e vá aumentando a velocidade gradualmente. Deixe bater até o ponto de chantilly por cerca de 8 minutos.


IMPORTANTE: O tempo de batedeira vai depender do seu equipamento. Se ele for potente pode ser que 5 minutos seja suficiente. Quando atingir o ponto do chantilly pode desligar. Porque se deixar muito tempo, o seu creme pode virar manteiga.


Aproveitem essa receita e deixe seu comentário! Compartilhe com seus amigos ;)


Bom final de semana.






52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ghee