• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

HORTA DO CHÁ E DIA DAS CRIANÇAS!


Em 4 de outubro, comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Natureza. Uma data criada para conscientizar as pessoas a respeito da importância da preservação do meio ambiente.

Já pensou em aproveitar os ingredientes da sua horta para fazer infusões? Sim, é possível utilizar essas ervas naturais para fazer uma bebida saborosa, que irá abrir novas oportunidades de aromas, sabores e benefícios para o seu dia a dia. Até mesmo crianças podem fazer uso dessas infusões por não conter cafeína. Não tem uma horta em casa? Que tal criar uma? Se você tem filhos, é uma boa oportunidade para ensinar o cultivo e a importância da conexão com a natureza. Você até pode comprar a erva natural em supermercados e usá-las nas suas infusões, mas não seria mais interessante ver o desenvolvimento daquilo que você mesmo plantou?

Essa história de que só quem tem “dedo verde” pode plantar não é verdade para mim: qualquer pessoa pode começar uma horta! O sol, o solo, a água e o ar são elementos disponíveis na natureza para todos nós e as plantas gostam de todas as mãos que querem transmitir cuidado e atenção. Assim como o cuidado diário que devemos ter com nosso corpo e mente, a horta vai te auxiliar a vivenciar sensações do cultivo - e isso vai muito além do simples plantar. Está relacionado a reconhecer a beleza dos ciclos. É uma experiência poderosa e estar conectado com a natureza faz parte da nutrição, nos seus mais amplos sentidos.


Não precisa de um espaço grande, morar em casa ou fazer somente ao ar livre. Você pode disponibilizar um cantinho também em seu apartamento.

No blog da Tramontina, você terá informações de como iniciar a sua horta caseira.


E aproveitando a proximidade com o Dia das Crianças, você pode fazer uma festinha lúdica, como a etiqueta do chá para adultos na versão infantil - com atenção aos acessórios que devem ser de materiais resistentes, dependendo da idade dos pequenos. Que tal um piquenique ou festa de princesa? É uma ótima maneira de ensinar educação à mesa, interesse nos convidados e convívio social para crianças que estão, cada vez mais cedo, viciadas no uso de equipamentos eletrônicos. Sem falar que é uma forma de introduzir, nos hábitos alimentares, bebidas mais saborosas e saudáveis.

As crianças podem ajudar no tema da festa, colher a erva em sua horta junto com você, acompanhar o preparo das infusões, entender a importância de compartilhar os lanches. Festas de chá podem (e devem) ser divertidas para todos, até mesmo as mais novinhas.

Sugestão de ervas para sua horta: hortelã, capim limão, erva cidreira, camomila, erva doce, alecrim, orégano, tomilho, cominho, rosa, lavanda, manjericão, tília.


Para fazer infusões com ingredientes naturais você vai usar a proporção de 1 colher de sopa da erva para 200 ml de água, seguindo as orientações de preparo já informadas no texto anterior aqui no blog ;)


Dica: macere ou rasgue as folhas com as mãos para liberar mais fácil os óleos essenciais em contato com a água quente no momento do preparo.

Feliz Dia das Crianças! :)


Acessórios utilizados da Tramontina:


Bule para Chá Tramontina em Vidro e Aço Inox com Infusor 1 L


Conjunto de Xícaras Tramontina para Café e Chá Vidro Duplo com Alças 2 Peças


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
  • Instagram

©2020 por Raquel Magalhães - Sommelière de Chá. Desenvolvido por Midia Foco