Raquel Magalhães
POSSO ME TRATAR COM CANNABIS MEDICINAL?
A Cannabis tem se mostrado eficaz no tratamento de dezenas de doenças e transtornos de saúde

O motivo desta vasta aplicação se deve aos canabinoides presentes na planta Cannabis sativa ativarem o nosso sistema endocanabinoide.
ENTENDENDO A PLANTA

A Cannabis sativa é um planta com mais de 500 compostos químicos. Dentre estes, 104 são canabinoides já identificados, encontrados nas flores, folhas e caule. Flavonoides, alcaloides, ácidos graxos, terpenos estão em sua formulação. Apesar de haver mais de cem canabinoides produzidos pela cannabis, somente alguns existem em quantidades significativas. Dentre estes, os mais conhecidos são o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD). Pesquisas sobre os benefícios desses dois compostos estão bem estabelecidos. O THC é psicoativo e apresenta propriedades analgésicas e antieméticas. Já o CBD apresenta propriedades antipsicóticas, anticonvulsivas (eficaz no combate a enjoos e náuseas) e ansiolíticas (reduz ansiedade, tensão e relaxante muscular). Diversos outros canabinoides estão sendo pesquisados para potenciais terapêuticos, e evidências científicas comprovam que estes funcionam de forma mais eficaz juntos do que isolados.
SISTEMA ENDOCANABINOIDE

O sistema endocanabinoide possui um papel importante em diversas reações bioquímicas do corpo humano. Ele está intimamente relacionado ao nosso processo de homeostase (equilíbrio interno) e executa diferentes tarefas no sistema imunológico, sistema nervoso e em todos os órgãos do corpo, regulando uma série de processos fisiológicos, incluindo apetite, dor, inflamação, pressão intraocular, controle muscular, metabolismo, qualidade do sono, resposta ao estresse, humor e memória. É formado por receptores canabinoides, pelos endocanabinoides, enzimas metabolizadoras e proteínas (permitindo a passagem de moléculas pela membrana celular).
Os endocanabinoides e seus receptores, denominados CB1 e CB2, são encontrados em todo o corpo: no cérebro e em todos os outros órgãos, nos tecidos conjuntivos, nas glândulas e nas células imunológicas. Estes não são os únicos receptores canabinoides, mas foram os primeiros descobertos e continuam sendo os mais bem estudados.
Os receptores CB1 são amplos em diversas estruturas do sistema nervoso central e também no tecido conjuntivo, glândulas e órgãos. Os receptores CB2 são expressos em sua maioria perifericamente nas células do sistema imunológico, mas também estão presentes no sistema nervoso central, em menor quantidade.
TIPOS DE PRODUTOS

- Óleos e extratos
- Cápsulas e comprimidos
- Cremes e loções
- Adesivos transdérmicos
- Cannabis vaporizada
- Cannabis fumada
- Sprays nasal e oral
- Supositórios
.
Quais as principais indicações de uso da Cannabis Medicinal?
- Acne, psoríase e dermatites
- Anorexia
- Ansiedade, medo, pânico e depressão
- Artrite reumatoide
- Artrose
- Autismo
- Câncer
- Doenças autoimunes e degenerativas como Parkinson e Alzheimer
- Dependência química
- Dores crônicas
- Diabetes
- Endometriose
- Epilepsia e convulsões
- Esclerose Múltipla
- Esquizofrenia e psicose
- Fibromialgia
- Glaucoma
- HIV
- Problemas gastrointestinais
Lembre-se sempre que você não deve se automedicar. O acompanhamento médico e profissional é de extrema importância. Há riscos de interações medicamentosas e, assim, você evita maiores complicações no seu estado geral de saúde.