• Raquel Magalhães

RISOTO DE SHIITAKE COM CHÁ DEFUMADO

Experimente novos aromas e sabores em suas preparações culinárias e surpreenda-se!

INGREDIENTES PARA O CALDO


1/2 cebola

1/2 cenoura

1 dente de alho inteiro e descascado

1 folha de louro

1 cravo

15 g de chá Lapsang Souchong

1 e 1/2 litros de água


MODO DE PREPARO: coloque o chá em um sachê ou infusor. Você pode colocar o chá direto no caldo, mas depois terá uma etapa adicional que será coar para descartar o chá. Junte a cebola e a folha de louro e espete o cravo (essa técnica é francesa e se chama cebola piqué. Não dá cor ao prato e serve para incorporar sabor. Muito utilizada para o preparo de molho béchamel, sopas e caldos). Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e cozinhe até que os legumes estejam macios. Reserve o caldo e o mantenha aquecido, para que não tenha choque térmico, junto ao arroz, fazendo com que demore mais o cozimento.


INGREDIENTES PARA O RISOTO


1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo

1/2 cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga (quem for vegano substituir pelo azeite)

1 xícara de vinho branco seco

200 gramas de cogumelos shiitake frescos, fatiados, sem os caules

1/4 de xícara de parmesão ralado (ou parmesão vegano)

Sal e pimenta do reino moídos na hora, a gosto


MODO DE PREPARO: em uma frigideira grande, acrescente a manteiga e junte o shiitake fatiado. Acrescente sal e pimenta a gosto e salteie até que os mesmos estejam bem macios. Reserve. Aqueça uma outra panela, e refogue a cebola na manteiga até que esteja transparente e murcha. Acrescente o arroz e misture bem para agregar sabor. Em seguida, acrescente o vinho. Misture sempre. Quando o vinho evaporar (mas não secar), acrescente, aos poucos, o caldo (quantidade suficiente até cobrir o arroz. Lembre-se de coar se a infusão foi feita com o chá diretamente no caldo). Assim que o caldo for absorvido, repita o processo e acrescente mais caldo até que o arroz esteja no ponto, macio por fora e firme por dentro. Junte os cogumelos reservados, separando um pouco para decorar o prato ao servir. Experimente para verificar se precisa de mais sal. Para finalizar, acrescente o creme de leite (opcional) e misture. Acrescente um pouco do queijo parmesão e misture novamente. Finalize com a manteiga e o restante do queijo parmesão (não misture) e tampe a panela por alguns instantes, de 3 a 5 minutos, até que a manteiga e o queijo tenham derretido um pouco. A manteiga dá brilho ao prato e finaliza o sabor.



Dica: Se preferir fazer esta receita sem usar o chá como ingrediente em seu preparo, acrescente outros vegetais para o preparo do seu caldo, como alho poró, salsa, cebolinha, etc para deixá-lo mais encorpado.


Acessórios da Tramontina:


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo sem Alças 2 Peças


Colher medidora - faz parte do Bule Elétrico Tramontina by Breville para Chá com Jarra de Vidro 1,5 L 127 V


Talheres

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo