• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

Atualizado: Mai 12

DICAS PARA PREPARAR UMA XÍCARA DE CHÁ PERFEITA!



Escuto de algumas pessoas que elas não gostam de chá porque é uma bebida muito amarga. Ao tentar entender o motivo dessa percepção, acabo concluindo que quase sempre não é uma questão de paladar, mas sobre os procedimentos de preparação. No texto de hoje, convido vocês a entenderem a importância desse momento inicial para que se possa descobrir um novo mundo de aromas e sabores.


Para preparar uma xícara perfeita, você deve se preocupar com três fatores: ingredientes de boa procedência, acessórios corretos e cuidadoso modo de preparo.





O primeiro passo é adquirir chás e infusões de estabelecimentos comerciais especializados e de marcas consolidadas no mercado. Assim você consegue rastrear a origem do produto, utilizar de seus sentidos para comprovar a qualidade, além de poder tirar dúvidas com atendentes aptos a auxiliá-lo.


Na foto ao lado folhas de chá verde chinês White Monkey ou Bai Mao Hou, feita com uma cultivar normalmente usada para chás brancos. Um chá herbal, suave, doce, levemente amadeirado e com um toque de mel.





Segundo passo: os acessórios corretos são fundamentais para o preparo de uma bebida perfeita! Para mim, não pode faltar qualidade, funcionalidade e um belo design. Tenho utensílios para diferentes momentos, seja no preparo de uma única xícara, para trabalho ou para estar com família e amigos. No dia a dia, sempre escolho utensílios que sejam práticos, resistentes e que me proporcionem conforto e segurança.

Chaleiras, bules com infusor, termômetro, copos ou xícaras de vidro duplo, que ajudam na hora de segurar e mostram a cor do licor, são companheiros perfeitos para auxiliar o preparo de uma bebida de qualidade. Existem diferentes modelos - alguns podem ir ao fogo, outros com possibilidade de escolha de temperaturas ou até mesmo com funções programáveis que preparam o chá conforme sua indicação. O meu preferido é um bule que prepara o chá sozinho e mantém a bebida aquecida pelo tempo que eu escolher. Faz parte do meu dia a dia, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Além da funcionalidade existem diferentes modelos, formatos e tamanhos. Certamente você vai encontrar o que mais te agrada!
















Para finalizar, o terceiro passo. O preparo do chá segue os 3 T’s: TIPO de chá, TEMPERATURA da água e TEMPO de infusão. Cada tipo de infusão (Camellia sinensis ou não) tem uma temperatura distinta e tempo de infusão que varia de acordo com a erva escolhida. Normalmente essas informações vem junto com o chá se comprado em casas especializadas.

Abaixo uma sugestão para o preparo de acordo com os 3 T’s.

TEMPO E TEMPERATURA DE INFUSÕES RECOMENDADAS


CHÁ BRANCO - Tempo de infusão entre 2 e 4 min, com temperatura entre 60°C e 80°C

CHÁ VERDE - Tempo de infusão entre 2 e 4 min, com temperatura entre 60°C e 80°C

CHÁ AMARELO - Tempo de infusão entre 2 e 3 min, com temperatura entre 70°C e 85°C

CHÁ OOLONG - Tempo de infusão entre 3 e 4 min, com temperatura entre 75°C e 85°C

CHÁ PRETO - Tempo de infusão entre 3 e 5 min, com temperatura entre 80°C e 95°C

CHÁ ESCURO (PU ERH) - Tempo de infusão entre 2 e 4 min, com temperatura entre 90°C e 99°C.

INFUSÕES – Flores, folhas e ingredientes delicados o tempo de infusão será entre 3 e 4 min, com temperatura entre 70°C e 85°C. Para ingredientes mais duros como caules, raízes, troncos, sementes, especiarias o tempo de infusão é de 5 a 10 min, com a água fervente.

Para quem vai utilizar bule ou chaleira no fogão e não tem termômetro:

TEMPERATURAS:


70°C – Pequenas bolhas são formadas no fundo da bule/chaleira

80°C – O vapor é suave, as bolhas no fundo do bule/chaleira ficam maiores e começam a subir pela lateral

90°C – O vapor é intenso, número de bolhas maiores na superfície do bule/chaleira. Na chaleira já dá para ouvir o início de um assobio

100°C – As bolhas são grandes e se movimentam na superfície do bule/chaleira.

Lembre-se, o chá é um momento de cuidado consigo e com os outros. É uma bebida que merece ser degustada e que ainda tem benefícios para a nossa saúde. Faça do chá um ingrediente para a sua vida! ;)

Acessórios utilizados da Tramontina:


Bule Elétrico Tramontina by Breville para Chá com Jarra de Vidro 1,5 L (meu queridinho)


Bule para Chá Tramontina em Vidro e Aço Inox com Infusor 900 ml


Chaleira Elétrica Tramontina by Breville Smart Vermelha em Aço Inox 5 temperaturas 1,7 L


Termômetro Digital


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo sem Alças


Conjunto de Xícaras Tramontina para Café e Chá Vidro Duplo com Alças



172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo