• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

Atualizado: Mai 12

O CHÁ COMO INGREDIENTE NO PREPARO DE RECEITAS E DRINKS

Na foto iogurte de coco caseiro com Matcha e morangos


O chá é um dos mais antigos ingredientes usados na cozinha e, ao mesmo tempo, um dos mais novos. Com o resgate do conhecimento sobre o chá e as mais variadas culturas de diversos países, a experiência de usá-lo como ingrediente no preparo de receitas e drinks está em alta.


Há referências ao uso do chá na gastronomia, classificado como erva amarga no preparo de sopas, em textos clássicos chineses de 1.000 a.C.


A busca por qualidade nas infusões de folhas soltas também amplia o universo de possibilidades de aromas e sabores, permitindo adotar um estilo de vida e hábitos alimentares mais saudáveis. A mesma receita pode apresentar perfis de sabores completamente diferentes, dependendo do chá que escolher.


O chá pode ser adicionado seco, infusionado em água ou outros líquidos, defumado, salgado, assado, grelhado, usado em doces e, até, ingerido junto com a receita executada, ou seja, não precisa descartar as folhas de chá do seu prato como fazemos com as nossas infusões sob a forma de bebida. Muitas vezes a bebida pode ser feita mais concentrada para maior potência de sabor, cor e aroma do que costumamos beber, visto que o chá vai ter concorrência de outros ingredientes e precisa ser tão presente quanto estes.


DICAS:


1) Substitua a água por chá sempre que possível - Sempre que for necessário água ou outro líquido em uma receita, considere o chá como uma alternativa. Exemplo: Arroz com chá verde.


2) A água não é a única opção para uma infusão do chá. Você também pode infusioná-lo em leite ou creme. Ajuste a quantidade de chá e o tempo de infusão, e se está fazendo uma infusão quente ou fria. Levando em consideração que alimentos gordurosos e com sabor forte, como o leite, devem ser sempre preparados no calor. Exemplo: o Chai


3) Para o preparo de drinks, considere fazer gelo de chá, infusões com bebidas alcoólicas (uma forma de suavizar o sabor do álcool), preparar combinações refrescantes com frutas, etc. Planejamento é muito importante! No exemplo do gelo, você vai precisar fazer a infusão mais forte e esperar congelar. Importante que já tenha pronto para usar quando quiser.


4) TESTE e EXPERIMENTE novas opções. Você vai se surpreender com as possibilidades e novos sabores e aromas.


Em breve vamos disponibilizar no IGTV da Tramontina, o passo a passo de uma receita que é a cara do verão brasileiro, utilizando a Erva Mate (foto abaixo). Uma deliciosa combinação que você pode preparar nas versões com ou sem álcool. Acompanhem o nosso Insta para não perder ;)


Bom final de semana com muito chá! <3

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo