• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

Atualizado: Mai 12

CHÁ: HARMONIZAÇÃO COM ROTINAS DIÁRIAS E CRIANDO MEMÓRIAS – PARTE 1

Os chás nos auxiliam em momentos de relaxamento, atenção, foco, digestão, aceleração do metabolismo, aumento da imunidade, manutenção da saúde, trabalhar/estudar, para acordar, para auxiliar no sono, para uma pausa durante o dia, para a prática de esportes, etc. Enfim, o chá não tem preconceito e atende a todo tipo de pessoa.


Essa bebida pode e deve estar em todos os ambientes da sua casa, pois é flexível em qualquer ambiente (cozinha, sala de estar, escritório, área externa e de lazer, horta, etc.). E por que não pensar nessa harmonização, juntando aromas, sabores e benefícios do chás com nossas rotinas e criar experiências e memórias afetivas?


Normalmente escuto das pessoas alguma história que tenha marcado sua memória com o chá em família.


Eu mesma tenho essas lembranças com minha avó e bisavó. Quando eu era criança e passava os domingos em sua casa, lembro de ficar encantada com as xícaras de sua cristaleira ou quando saíamos para pegar algumas ervas no jardim ou na rua para fazer alguma infusão, por exemplo. Os chás da tarde acompanhados de um bolo, ao redor da mesa. Carinho, cuidado e confraternização. Bons momentos que guardamos para sempre.


Memórias dessa semana: com minha amiga Michele (um presente que o mundo dos chás trouxe para minha vida) e a aula que ministrei sobre chás na Le Cordon Bleu do Rio de Janeiro. Semana intensa que, certamente, não vou esquecer :)

Para esses momentos não tem uma regra do tipo de chá ou infusão a ser degustado. Você pode pensar em quais alimentos serão servidos, os tipos de pessoas que estarão presentes ou, simplesmente, saborear um chá de boa qualidade. O que é interessante é você compartilhar seus conhecimentos, ensinar como preparar o chá de forma correta. Muitas pessoas não toleram essa bebida pois, em muitos casos, não sabem preparar de forma certa. É apresentar um novo mundo de aromas e sabores para quem você gosta.


No Oriente, os anfitriões sempre oferecem os melhores chás que têm em casa para suas visitas. Sugestão: Não guarde seu melhor chá. Divida ou aprecie sozinho. Não deixe envelhecer na prateleira ou no armário esperando uma ocasião surgir. Crie a ocasião e aproveite.


No Japão, servir chá é uma arte e uma disciplina espiritual, de apreciar a companhia de amigos e familiares, ou seja, um momento de pureza e contemplação. Sugestão: Introduza o chá em seu dia a dia.


Para os chineses, beber e degustar o chá não tem o mesmo significado. Beber chá significa o dia a dia, usufruir de seus benefícios. A degustação do chá tem significado cultural e cerimonial, embora ambos tenham como objetivo final a harmonia dos seres humanos com a natureza, contemplação, beleza e relaxamento. Então, vamos beber e degustar o chá!


Na prática, o chá faz bem para o nosso corpo físico e mental. E nada melhor do que compartilhar destes benefícios sozinho ou acompanhado.


São milhares as possibilidades de misturas de ingredientes para o preparo de uma boa xícara de chá e com isso você consegue adaptar para cada momento em qualquer horário do dia.


O texto desse blog será dividido em capítulos, para que possamos explorar muitos e bons momentos juntos com sugestões de harmonização ☺


Normalmente trabalho em torno de 1 a 1,5 h e faço uma pausa de 15 minutos. Na minha opinião é necessário parar e pensar nas atividades que ainda irei executar no que já aconteceu nesse período. Assim escolho o meu chá ou infusão com o benefício certo.

Para estudo ou trabalho que precisamos ter atenção e exercitar a memória, sugiro chás pretos, chai, verdes ou ervas como alecrim e gotu kola.


Para a digestão sugiro chá escuro, hortelã, camomila. Para o sono de qualidade, lavanda, camomila, chá branco, valeriana.


Para o frio tulsi, pimenta, gengibre, cardamomo, cravo, canela, chai. Já para o calor ervas refrescantes como hortelã, hibisco, limão, coco, rosas.


Para imunidade tulsi, gengibre, berries, cúrcuma, chá verde, Matcha, folha de oliveira são excelentes opções.


Não existe uma regra de chá para a pausa durante o dia, vai depender do seu momento.


Crie experiências e memórias com chá, sozinho ou com quem você goste ;)


Acessórios utilizados da Tramontina:

Bule para Chá Tramontina em Vidro e Aço Inox com Infusor 600 ml


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo sem Alças 2 Peças

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo