• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

HARMONIZAÇÃO COM ROTINAS DIÁRIAS - PARTE 2

A foto acima mostra a Receita de bolinhas de energia que você encontra no final desse post :)


Todos nós sabemos que os chás e as infusões são repletos de benefícios para o nosso corpo, que auxilia na manutenção da nossa saúde, a relaxar ou promover energia de acordo com os ingredientes que escolhemos, são digestivos, antioxidantes, entre tantos outros. E harmonizar os chás com exercícios no nosso dia é uma excelente opção para incrementar nossa prática desportiva.


Para potencializar as práticas de Yoga, meditação e respiração, a combinação de chás ou infusões auxilia no rendimento da prática, permitindo resultados positivos e concentração para a sua realização de acordo com o horário do dia ou estação do ano. Associado à prática de pranayamas (respiração), pode levar à melhora do potencial respiratório e contribuir para a concentração, sendo assim uma ótima preparação para a meditação, para os estudos e para a jornada de trabalho. Já o uso de chás e infusões antes da prática de ásanas (as posturas de yoga) ajuda a aquecer o corpo e contribuir para o aumento da percepção física e respiratória, ideais para se obter um bom resultado em termos de conexão com o nosso ser interior. Prefira sempre as bebidas com cafeína para o horário da manhã e as infusões sem cafeína com combinação de ervas calmantes e digestivas para a noite. Atente-se para as quantidades que podem ser ingeridas antes de cada prática e para o intervalo que deve ser feito entre o consumo da infusão e a prática de pranayamas, ásanas, meditação ou relaxamento. O consumo desta bebida no pré (100 ml) ou pós (200 ml) prática deve ser feito em até 30 min.

Para práticas de yoga, respiração e meditação:


- De manhã (com cafeína):

Chás verdes, Oolongs, Pretos, Escuros, Chai (chá preto com especiarias e leite ou bebida vegetal) ou Mate (pode acrescentar limão).


- Após as 18h (sem cafeína):

Tulsi, flor de dente de leão, camomila, gengibre, cúrcuma, pimenta, cravo, canela, anis estrelado, pimentas, erva doce, cardamomo, rosas, coco, hortelã, capim limão, hortelã, maçã, noz moscada, lavanda, valeriana, maracujá, melissa.

E quanto aos benefícios do chá para melhorar o rendimentos nos treinamentos físicos, basta apostar na combinação certa de ingredientes, como chá verde, gengibre, limão, guaraná, mate, que são termogênicos naturais, estimulando o organismo antes da prática de esportes. Capim limão, carqueja, hortelã e cavalinha, quando juntos em uma infusão, também são termogênicos e diuréticos.


Os chás não fazem milagres! Uma alimentação regrada aliada ao consumo de chás acelera o processo de queima de gordura. O ideal é você fazer uso do chá ou infusão em sua rotina diária.


Para as práticas diurnas não é necessário estar em jejum. Consumir 30 minutos antes do início de sua atividade.


No pós treino, o chá deve ser ingerido junto à alimentos para reduzir o inchaço e estimular a diurese (produção de urina).


Chá verde: Possui flavonoides com potente efeito antioxidante e equilibra os radicais livres. Para quem não gosta do sabor do chá verde, pode acrescentar especiarias ou ingredientes como erva doce, camomila, ou em dias quentes, hortelã ou limão. Também possui catequinas (fitonutrientes da família dos polifenóis com forte ação antioxidante), a L-teanina, taninos e teína (cafeína). O chá aumenta a taxa metabólica, estimulando a queima de gordura e o aumento da concentração. Todo esse composto ajuda na performance do esportista, melhorando seu desempenho. É indicado para todos os esportes como: corrida, caminhada mais forte, maratona, musculação, natação, ciclismo, futebol, entre outros esportes de alto impacto.


Dê importância à forma de preparo, já ensinada passo a passo aqui no Blog.


Atenção: De acordo com o Ayurveda, cada corpo reage de uma maneira. A introdução do chá como pré e pós treino deve ser acompanhada de um profissional, com a indicação do ingrediente e dosagem, para que você tenha o máximo de aproveitamento dos benefícios deste preparo. Ingredientes como hibisco reduz a pressão arterial e não é indicado para quem já tem pressão baixa por exemplo. Já a erva mate e o chá (Camellia sinensis) contém cafeína e não é indicado para quem tem pressão alta. Se ingeridos em quantidades exageradas ou em horários errados, os chás podem causar desconforto gastrointestinal, alterações na tiroide ou mesmo comprometer a pressão arterial ou a qualidade do sono.


Para esportes de alto impacto:


Pré treino: Chá Verde, Matcha (chá verde moído em pó), Chá Preto, ginseng, guaraná, folhas de açaí, Mate, com ou sem limão e combinado com ingredientes quentes como cravo, canela, cardamomo, gengibre, cúrcuma, tulsi.


Pós treino: Rooibos, um arbusto sul africano que é isotônico natural e repõe minerais.


O meu pré treino da foto foi Mate com limão ;)

RECEITA - MATCHA ENERGY BALLS OU BOLINHAS DE ENERGIA DE MATCHA

Deliciosa e estimulante receita para pré ou pós treino. É versátil e personalizável (pode variar os ingredientes de acordo com seu gosto), não ocupa espaço na sua marmita ou mochila. As bolinhas de energia de Matcha contém energia suficiente para dar aquela disposição e espantar a preguiça. Trata-se de um energético natural, rico em fibras, antioxidantes e pouca cafeína. São naturalmente doces, então não há a necessidade de adicionar açúcares (processados ou refinados).

Por ser um pó ultrafino, o Matcha é muito fácil de usar na gastronomia, podendo ser aplicado em diversos métodos de preparo em receitas sem se limitar apenas ao uso de bebidas. Aproveitar o benefício deste chá no preparo de lanches e demais alimentos, é uma excelente forma de aproveitar seus benefícios e variar o cardápio.

Você pode criar a sua versão de bolinhas de energia, alterando os ingredientes apontados nesta receita por castanhas de caju, nozes, ameixas, coco, damasco, amendoim, etc. Mas lembre-se de comer pouquinho por vez. A tâmara, que dá a liga na receita, é mais pesada para digerir e, como libera energia lentamente no corpo, com efeito mais duradouro, também reduz o apetite e satisfaz a vontade de ingestão de doces - evitando que você coma alimentos pesados e mais gordurosos.

OBS: Como as tâmaras contém muito açúcar, são contraindicadas para diabéticos. Consulte seu médico.

Tempo de preparo: 15 min :: Porções: 20 bolinhas (15g cada)

Ingredientes:

150g de amêndoas cruas e sem sal

150g de tâmaras sem caroço

30g de avelãs

30g de nibs de cacau

3 col chá de cacau em pó

2 col de chá de Matcha

1 pitada de sal

1 col sopa de óleo de coco (opcional)

Modo de Preparo:


- Colocar a tâmara, amêndoa e avelã em um processador de alimentos, iniciar a trituração e acrescentar ½ col de sopa de óleo de coco, caso necessário, para obter a consistência de uma pasta consistente e pegajosa. Tudo vai depender da qualidade da tâmara que comprar (se elas estiverem mais secas, será necessário o uso do óleo de coco. Se elas estiverem carnudas, talvez não precise). De tempos em tempos, verifique a massa apertando com as mãos. Estará pronto quando der liga e conseguir moldar uma bolinha com as mãos (como com o brigadeiro).

Caso seu processador de alimentos não seja potente, você pode triturar a amêndoa e avelã primeiro (gosto de deixar pedacinhos para a bolinha ter crocância, mas, se preferir, pode triturar até virar pó) e reservar. Depois processe a tâmara e misture com a amêndoa e avelã. Acrescente os nibs de cacau e uma pitada de sal (para realçar o sabor).

- Moldar com as mãos em formato de bolinhas. Se necessário para dar liga, acrescente mais ½ col de sopa de óleo de coco. Passar as bolinhas no cacau em pó e/ou Matcha. Reservar na geladeira para ficar mais durinha.

Você pode deixar algumas bolinhas e polvilhar o Matcha por cima, passar as bolinhas no Matcha para ter uma cobertura deliciosa ou, até mesmo, acrescentar o chá aos ingredientes antes de começar a moldar com as mãos.

Dica: Para ter bolinhas do mesmo tamanho, eu peso 15g da massa e depois enrolo com as mãos.


Acessórios utilizados da Tramontina:


Colher medida para chá faz parte do acessório:

Bule Elétrico Tramontina by Breville para Chá com Jarra de Vidro 1,5L 127V


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo sem Alças 2 Peças




76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ghee