• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

O QUE FAZ UM SOMMELIER DE CHÁ?

Sommelier é o profissional responsável por cuidar da carta de bebidas de estabelecimentos comerciais e é mais conhecido no universo dos vinhos. Atualmente, com a evolução da profissão, podemos encontrar Sommeliers de vinho, cerveja, água, CHÁ etc.

O Sommelier de Chá passa por um extenso treinamento para obter a certificação e é especialista no assunto. Conhece profundamente a história, origem e rituais desta bebida milenar. Sabe diferenciar as famílias de chás, seu cultivo e processamento. É capaz de fazer a curadoria dos chás e acessórios, criar cartas de chás, atestar sua qualidade e saber a forma correta de preparar, armazenar e servir o chá. Transforma a degustação em uma experiência sensorial, sendo capaz de descrevê-la em palavras, com vasto vocabulário. E claro, bebe muito, muito chá!

Desenvolve negócios e compartilha conhecimento, escreve textos/blogs e livros.

Aula que ministrei na Le Cordon Bleu no Rio de Janeiro sobre Chás e suas possibilidades.

Um grande diferencial nessa profissão é saber trabalhar e conhecer os benefícios não só dos chás, mas também das infusões. Criar blends (misturas) de chás com ingredientes diversos, como ervas, flores, frutos, raízes e especiarias, transforma ainda mais a experiência sensorial, seja em busca do prazer da degustação ou da saúde física, mental ou espiritual. E esse conhecimento eu busquei no Ayurveda.

Na foto acima o resultado da criação de um blend de chá para uma marca que está sendo criada.


O mercado para o Sommelier de Chá está em expansão, com a crescente demanda no mercado mundial, principalmente em grandes centros, o que tornou o chá mais acessível. Uma lição que serve para todas as profissões: para empreender, é preciso foco, coragem, persistência, paciência, investimento (de tempo e financeiro), estudo constante e muito, MUITO TRABALHO.

Eu iniciei meus estudos para Sommelier no Brasil e fiz diversos outros cursos aqui e no exterior. E durante um ano, criei uma Escola de Chá. Além de cursos de curta duração, preparei um curso de formação em Sommelier de Chá completo, que eu gostaria de ter adquirido na época da minha formação, com informações complementares sobre mercado, marketing digital, gastronomia e harmonização. Com esse curso você consegue se lançar no mercado com segurança. Compartilho todas as dificuldades que eu tive e o que funcionou e funciona na minha carreira.

Resultado de harmonização de um chá verde com bolo de chocolate.


Não vejo os alunos como concorrentes e, sim, como parceiros nessa jornada para disseminar a cultura do chá.

Estar atento às novidades de mercado e buscar conhecimento faz parte de qualquer profissão. Para ter sucesso e desenvolver cada vez mais seu conhecimento e aptidões, a busca por informações não pode parar. Cursos, livros, podcasts, seguir profissionais que sejam referências em suas áreas de atuação, trocar experiências com outros profissionais, enfim, o estudo e aprendizado são constantes. E não somente sobre chá, mas de assuntos que fazem parte do nosso dia a dia, como negócios, marketing digital, gastronomia, nutrição, perfil sensorial, outras bebidas, etc. A lista é grande rs.

O Sommelier de Chá é um profissional apto a criar a sua própria empresa para vender chás, ministrar cursos, prestar consultorias para ajudar outros profissionais que queiram iniciar seu trabalho com o chá, criar conteúdo para empresas, elaborar receitas de blends para outras marcas, pode trabalhar em casas de chás, restaurantes, hotéis ou turismo, organizando viagens em grupos para plantações de chá ao redor de todo o mundo. Ter um canal na internet, organizar degustações, criar harmonizações da bebida com o alimento ou utilizá-lo como ingrediente no preparo de receitas e drinks, enfim, são inúmeras as possibilidades desse mercado que vem se mostrando tão promissor.


Não é fácil começar uma empresa, mas é extremamente gratificante. Atualmente, trabalho muito mais que no período em que estava no mercado corporativo. A sensação de desenvolver com paixão um projeto no qual acredito não tem preço. Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas, com calma, consistência e determinação, vou trilhando meu percurso, aprendendo e desenvolvendo a mim mesma e aos meus alunos, parceiros, clientes e amigos. E, neste ano que completo 4 anos de projeto, quanta coisa já mudou. Como cresci! Pessoal e profissionalmente. E posso afirmar que vale a pena, e MUITO!

Faça do chá um ingrediente para a sua vida!

Para você que quer se especializar nessa profissão, o convido a acessar meu curso de formação em Sommelier de Chá (clique AQUI) para conhecer a minha proposta e temas abordados. O acesso é vitalício, online e consta de material em apostila e vídeo aulas. E tenho um presente para você! O curso para os leitores deste blog está com R$ 700,00 de desconto* :) Poucas vagas disponíveis.

*Promoção válida até dia 27 de Novembro ou quando esgotarem as vagas.


Acessórios utilizados da Tramontina:


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo sem Alças 2 Peças


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo com Alças 2 Peças

Bule para Chá Tramontina em Vidro e Aço Inox com Infusor 1 L

58 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
  • Instagram

©2020 por Raquel Magalhães - Sommelière de Chá. Desenvolvido por Midia Foco