• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

Atualizado: Mai 12


Quando as pessoas me perguntam de onde vem meu fascínio por chás, respondo de forma clara e objetiva: Chá da tarde ou afternoon tea. Todo o clima, a arrumação, o cenário, as roupas, a fotografia e, principalmente, os acessórios sempre me chamaram muito a atenção, desde criança. Acompanhei séries e assisti a filmes de época e, quando o chá da tarde aparecia, era sempre um momento de fascínio e contemplação que me fazia viajar sem sair do lugar, imaginando histórias e como deveria ser viver em determina época tão diferente da minha. Um universo lúdico e mágico.


Não foi à toa que, quando tive a oportunidade de viajar a Londres, o meu primeiro passeio foi a uma casa de chás. Queria vivenciar aquele momento, aprender aquela cultura e ter um afternoon tea legítimo. É elegante, refinado, gentil, intelectual, sinônimo de civilidade.


Atualmente, com o crescimento do mercado de chá em todo o mundo, a tendência de receber com o chá e fazer com que as pessoas tenham a experiência do afternoon tea sem precisar ir a Londres, por exemplo, vem ganhando cada vez mais força. Seja em casas de chás tradicionais ou em cafés que já possuam carta desta bebida, é servido oferecendo guloseimas e harmonizações, tornando esse momento o mais aprazível possível, um descanso ou uma pausa no dia a dia atribulado. É atemporal, e conseguimos recriar a atmosfera de uma época passada ou a cultura de um determinado país. Sim, não é só a Inglaterra que tem seu chá tarde. Países como Austrália, China, Japão, França, Marrocos, Índia, Rússia, África do Sul, por exemplo, contam com menus criativos acompanhados de chás que, de alguma forma, refletem os costumes daquele país em relação ao chá.


Tem uma frase atribuída a Catherine Douzel, que diz: “Cada xícara de chá representa uma viagem imaginária”. E concordo muito com essa afirmação :)


O chá nos convida a desfrutar de um tempo de qualidade com amigos e entes queridos e, especialmente, a redescobrir a arte da conversa descontraída, sem horário, apreciando uma boa gastronomia e harmonizações, criando um novo mundo de aromas e sabores.


Para receber bem com chá você pode organizar um evento mais formal ou descontraído. O que importa é o momento junto daqueles que você gosta.


Para organizar o cardápio você vai precisar de 3 tipos de chás (um na opção gelada), água e sucos, leite e limão para acompanhar o chá, dois tipos de bolos (um mais seco e um mais cremoso), croissants e dois tipos de pães, frios como queijo e presunto, manteiga, geleia, creme. Café está fora da lista para esse evento. Ele tem aroma e sabor mais fortes que o chá e, convenhamos, a infusão é a estrela do evento. O ideal é que os sanduiches já estejam prontos com o tamanho de um “finger food”, que são pequenas porções para serem consumidas em uma ou duas mordidas, para ficar mais fácil da pessoa servir e somente acrescentar algum complemento como manteiga, creme ou geleia.


Quando organizo algum chá gosto de acessórios que além de bonitos, me facilitem com o preparo dos chás, fazendo com que eu tenha liberdade e atenção aos meus convidados e não ao serviço em si. E isso faz toooooda a diferença.


Não precisa ser um mega evento para 100 pessoas. Uma amiga ou pequeno grupo de amigos com queira conversar e apreciar bons momentos já é um argumento para receber bem. Um lanche da tarde com chá pode ser a desculpa perfeita para rever quem você gosta e ter agradáveis momentos.


Ou até mesmo em casa com sua família, um bolo e um chá já pode virar seu afternoon tea. Não ter todos os acessórios não pode ser argumento para deixar esse momento de confraternização passar. Essa semana vimos que até com acessório de café podemos preparar a nossa querida bebida.


Comece, sem muitas regras de etiqueta que o chá da tarde formal exige. Seja você e aproveite o momento, a companhia, as risadas. E claro, seu chá :)

Acessórios utilizados da Tramontina:

Bule Elétrico Tramontina by Breville para Chá com Jarra de Vidro 1,5L 127V


Cafeteira Francesa Tramontina para Café em Vidro e Aço Inox 10 cm 950 ml


Kit para Chá e Café Tramontina em Aço Inox 5 peças


Acessórios de Inox - Fotos 1 e 2


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo sem Alças 2 Peças


Conjunto de Xícaras para Chá e Café Tramontina em Vidro Duplo com Alças 2 Peças



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo