• Raquel Magalhães

SEXTA DO CHÁ

CHÁS E INFUSÕES PARA A ESTAÇÃO DA PRIMAVERA

O chá é lúdico, místico, cultural, artístico, histórico e faz parte das nossas vidas há milênios. Lendas e relatos apontam que o chá foi descoberto pelo imperador e herborista Shen Nong, o Divino Agricultor, em 2.737 a.C., na China. A lenda conta que ele estava sentado embaixo de uma árvore, tomando água quente, um costume chinês até hoje, quando, de repente, bateu um vento forte que trouxe algumas folhas de chá para dentro de sua vasilha. Shen Nong tomou a bebida, sentiu seu frescor e o corpo relaxado, ao mesmo tempo em que sua mente sentia-se longe de todos os seus tormentos. E, da água, fez-se o chá.

Já leu ou ouviu a frase: “Todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá?”. Pois bem, a explicação acontece pela definição de chá e infusão.

O chá é a infusão de uma planta, de origem chinesa, chamada Camellia sinensis. Assim, devemos chamar de chá somente as infusões feitas a partir dessa planta (Chá Branco, Chá Verde, Chá Amarelo, Chá Oolong, Chá Preto e Chá Escuro). O preparo de infusão ou decocção com outras substâncias aromáticas (como flores, frutas, especiarias, ou ervas que não são Camellia sinensis) devem ser chamados de infusão ou tisana. Portanto, o chá de camomila ou lavanda, por ex., não é chá, deveriam ser chamados de infusão de camomila ou infusão de lavanda.



Visita a plantação de Chá Obaatian (Camellia sinensis), Registro – SP






Infusão de Camomila e Chá Escuro (Camellis sinensis), respectivamente





Sabemos que esse conceito será bem difícil de mudar, pois já está enraizado em nossa cultura. Mas, em diversos países onde o costume do chá é comum no dia a dia, como França e Inglaterra, por exemplo, essa distinção se faz presente nos menus de chás dos estabelecimentos comerciais, com a separação entre teas (chás) e tisane (tisanas ou infusões).

Os chás têm características de sabores bem distintas e aromas dos mais variados. Um exemplo: Chá Verde pode ter aromas e/ou sabores de vegetal, de nozes, ser mais ou menos amargo, doce, suave, refrescante, frutado, tostado, herbal, entre outros. Dentro da variedade de Chás Verdes encontramos as mais diferentes características. Tudo vai depender da sua plantação, terroir, cultivo, método de processamento. Assim como o vinho, tais características são muito importantes para consolidar o caráter de determinado Chá Verde. E assim acontece com os Chás Preto, Branco, Amarelo, Oolong e Escuro. Provavelmente quem acha que todo o Chá Verde é igual, ao experimentar um chá de qualidade e preparado da forma correta, irá se encantar e, certamente, mudará de opinião.

Mas e o blend de chá/infusão, o que significa? Blend é uma palavra em inglês que significa mistura. Ou seja, o blend nada mais é do que uma mistura de dois ou mais ingredientes com o intuito de produzir um sabor ou consistência únicos. É uma harmonização de ingredientes que se complementam. Exemplo: o chá tão conhecido -English Breakfast - geralmente é uma mistura de Chás Pretos de Assam, Ceilão, Quênia e, às vezes, Keemun. O mesmo exemplo vale para infusão, como Mate e laranja. Se a Camellia sinensis for um dos ingredientes dessa mistura, falamos que é um blend de chá. Se não estiver presente podemos chamar simplesmente de blend.

O chá contém cafeína, portanto, quem é sensível a este composto químico, deve fazer uso de infusões (com exceção do mate, que também contém cafeína) ou evitar essa bebida à noite.

O chá ou infusão é uma bebida que merece ser degustada, assim como o vinho, e ainda tem diversos benefícios para a nossa saúde. Possui diversas opções e variedades e são democráticos. Você certamente vai encontrar uma bebida que se adeque ao seu paladar.

Além de toda a sua versatilidade de opções, você pode degustar sua bebida quente ou fria.

É por isso que me encanto pelo universo do chá e todas as suas possibilidades. Faça do chá um ingrediente da sua vida!

Agora que já entendemos a diferença entre chá e infusão, vamos aprender como a escolha dos ingredientes desta bebida afeta o nosso corpo e mente durante a sazonalidade das estações, de acordo com o Ayurveda?

Os chás para o Ayurveda, principalmente as infusões de ervas, são fundamentais para a manutenção da saúde e devem ser tomados diariamente. Adquirir este hábito pode prevenir doenças e manter o corpo saudável.

Ritucharya é o nome dado pelo Ayurveda aos cuidados e alterações em nossa alimentação e rotina diária, tendo em vista a observação das mudanças das estações do ano: Ritu significa estação e charya movimento.

De acordo com o Ayurveda a mudança das estações do ano é um dos ciclos que mais nos influenciam. A primavera é uma estação quente e suave e importante época do ano para desintoxicar, pois representa uma época de transição entre duas estações opostas (inverno e verão). Os desconfortos comuns nessa época é falta de apetite e de ânimo, resfriados, alergias respiratórias, sinusites, excesso de muco, etc. É um período para trocarmos a nossa alimentação mais pesada, por alimentos mais leves, secos e de fácil digestão, assim como escolher chás e infusões próprios para esse período.

Sabores para desfrutar: amargo, adstringente e pungente/picante. Evite alimentos pesados e oleosos, como carnes vermelhas e laticínios.

O chá (proveniente da planta Camellia sinensis – chás Branco, Verde, Amarelo, Oolong, Preto e Escuro) tem os sabores amargo e adstringente e tem influência refrescante sobre a fisiologia. Para evitar desconfortos, basta acrescentar especiarias picantes como gengibre, cúrcuma, cravo, canela, cominho, pimentas, etc. no preparo com o chá.


_________________________________________________________________________

Receita: Infusão de Camomila, limão e mel (escolher uma das fotos abaixo)

Receita – Serve 2 pessoas


Ingredientes:

2 ½ col de chá de camomila

2 col de café de mel

20 gotas de limão

400 ml de água

Modo de Preparo:

Coloque a água na chaleira elétrica e indique a temperatura de 90°C. Enquanto espera a água aquecer coloque a camomila no infusor do bule. Verta a água no bule e mantenha em infusão no bule tampado por 5 minutos. Sirva e acrescente o limão e mel em cada xícara.

Os acessórios lindos utilizados nas fotos são da marca Tramontina:


Bule de 600 ml com infusor, Copos de vidro duplo, Xicaras de vidro duplo

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo