• Raquel Magalhães

SOMMELIÈRE DE CHÁ: RAQUEL MAGALHÃES – como tudo começou

Atualizado: Mai 12

Sou apaixonada pelo mundo dos chás e por tudo com o que ele se relaciona, desde porcelanas, aos chás da tarde; de lugares, a receitas; de livros, à fotografia; de viagens, a experiências, à sua cultura e à sua representatividade em nossa história. As xícaras da minha bisavó portuguesa fazem parte do meu acervo nos dias de hoje e imagino o quanto de história e memórias elas carregam.


Comecei meus estudos do chá em 2010 e, a partir dele, outros assuntos me despertaram interesse, como a gastronomia e a harmonização. Em 2016, o sonho de empreender e criar minha empresa estava cada vez mais presente. Porém, o medo de deixar o mercado corporativo também fazia parte dos meus pensamentos. Mas, não dizem que o Universo sempre conspira a favor daqueles que estejam abertos a novas possibilidades? E foi exatamente o que aconteceu comigo. Com a crise que o Brasil enfrentava em 2016, fui desligada do Banco de Investimentos em que trabalhava. Foi aí que decidi que era hora de colocar meu hobby como profissão e mudei totalmente minha área de atuação. Busquei formação em Ayurveda e Sommelier de Chá, agora com o olhar profissional.


Se eu sabia como começar? A resposta é não. O assunto “chá” era, e ainda é, muito novo aqui no Ocidente, apesar da sua cultura milenar e bastante difundida no Oriente. Fui testando formatos e lancei meu curso de Gastronomia com Chá em maio de 2017, no Rio de Janeiro. Este curso foi reconhecido pelos principais jornais e revistas como o primeiro do gênero no Brasil com receitas e técnicas para utilizar o chá como ingrediente, e um dos pilares do meu projeto com o chá foi, assim, estabelecido.


O chá é sagrado para mim, é minha verdade e minha paixão. É remédio para a saúde da minha alma. Com o Ayurveda, pude perceber e transcender seu significado. A natureza está presente naquela xícara de chá (sol, lua, água, chuva, névoa, vento, terra, minerais, etc.). Chá tem VIDA, tem paixão, tem fascínio, tem cultura. É um abraço, um momento e um encontro consigo e com os outros. É carinho e ternura. É saúde.


Atualmente tenho três empresas:


ESCOLA DE CHÁ RAQUEL MAGALHÃES, onde ministro cursos nos formatos online e presencial, criação de conteúdo assim como consultorias e treinamentos para estabelecimentos, como hotéis, restaurantes, cafés, casas de chás e etc;


PRAZERES DO CHÁ, em fase de reestruturação, com uma linha de chás e infusões e produtos gourmets, como geleias, cookies, molhos, todos usando o chá como ingrediente em seu preparo;


ALQUIMIA IN FOCO, um projeto que idealizei no ano passado, que tomou corpo, forma e ampliação de escopo nos últimos meses em parceria com a nutricionista Luna Azevedo. Uma plataforma multidisciplinar com foco no equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Aos poucos os cursos da Escola de Chá Raquel Magalhães serão transferidos para essa plataforma.


Gosto de empreender e criar. Acho até que demorei a tomar coragem para iniciar meus projetos. É só o início de uma bela jornada. E faço o convite a você: Vamos caminhar juntos?


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo