• Raquel Magalhães

SORVETE DE MATCHA (SEM MÁQUINA)


Para a primavera com cara de verão, o sorvete é sempre uma boa opção para refrescar. Essa receita é simples, sem uso de máquina, que pode ser executada de forma tradicional (forma como preparei) ou vegana, ou seja, não tem desculpa para não fazer. Gosto de variar os ingredientes, tendo experiênciais sensoriais diferentes à cada execução (pode usar nibs de cacau, castanhas, nozes, lavanda, cascas de laranjas confitadas, doce de leite, hortelã, pistache, etc.). Essas variações permitem que você personalize sua receita, deixando seu toque de amor em cada execução.


Eu, particularmente, adoro sorvetes :) Vamos ao que interessa, a receita rs:


Ingredientes:

1 ½ col de sopa de Matcha

3 col de sopa de água

1 xíc de creme de leite fresco gelado (pode substituir pelo creme de leite vegano feito de arroz)

1 xíc de leite condensado gelado (pode substituir por leite condensado de castanha de caju)

3 col de sopa de extras como nibs de cacau, ou lavanda, ou casquinhas de laranja ou o ingrediente que quiser para complementar o sabor da sua receita, mais uma quantidade para acrescentar na hora de servir, para decorar (opcional)

Modo de preparo:

- Esquente a água a uma temperatura de 80°C e desligue o fogo. Acrescente o Matcha e misture (usei um mixer daqueles de pilha) e deixe esfriar.

- Bata o creme de leite com o mixer de 3 a 6 min (depende da potência da sua máquina) até engrossar - Acrescente o Matcha e o leite condensado e misture com uma colher até que todos os ingredientes estejam incorporados.

- Acrescente o nibs de cacau e misture novamente.

- Coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer por 5 horas.

Para a opção vegana:


Creme de leite de arroz:

Versão ecológica, caseira e barata, com bom rendimento e seu uso serve tanto para receitas doces quanto salgadas. Esse creme de leite de arroz possui apenas 2 ingredientes que com certeza você deve ter em casa e para fazer uma grande quantidade você precisará de menos de 30 minutos!

Ingredientes:

1 xícara de arroz cru (o melhor resultado de consistência é obtido com o arroz branco)

6 xícaras de água filtrada

Modo de preparo:

- No liquidificador bata os grão de arroz até que fiquem ligeiramente menores, em seguida coloque o arroz numa panela com 4 xícaras de água.

- Deixe o arroz cozinhar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que fique completamente macio.

- Volte o arroz para o liquidificador com o líquido de seu cozimento, e bata com mais 2 xícaras de água.

E está pronto o seu creme de leite de arroz! Ele dura 1 semana na geladeira em recipiente fechado.


OBS. Caso você ache que o seu creme de leite de arroz ficou muito grosso basta acrescentar mais água filtrada, aos poucos, e ir testando a sua consistência (que deve ser similar ao creme de leite fresco tradicional).

Leite condensado de castanha de cajú:

Ingredientes:

1 xíc de castanhas de caju crua sem sal deixada de molho por 8 horas.

2/3 de xícara de açúcar demerara

2/3 de xícara de água quente (aquecida a 80°C).

Modo de preparo:

- No liquidificador, bata a água quente com o açúcar por 3 minutos. Vá adicionando a castanha aos poucos (isso vai garantir a cremosidade de leite condensado) e deixe bater por mais 3 minutos (vai depender da potência de seu aparelho. Portanto, a observação do ponto nesse momento é bem importante) até obter creme um liso, uniforme e cremoso.

- Depois de batido é só levar à geladeira por 4 horas para obter a textura ideal.


Dicas:

Se esquecer de pôr as castanhas de molho, você pode colocá-las em um recipiente, acrescentar água fervente – suficiente para cobrir as castanhas – e deixar de molho por 10 minutos. Descarte a água e lave as castanhas em água corrente e comece o passo a passo da receita.


Mas, como essa receita não usa ingredientes que permitam que a consistência de sorvete dure mais tempo, ele tende a derreter mais rápido. Portanto, tire o sorvete do congelador e sirva em seguida.


Aproveitem ;)

199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ghee